quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Sonetos

História e Teoria do Soneto
Cruz Filho
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Olá!!

Devido ao meu gosto pelos sonetos, descrevo abaixo uma breve "oficina" sobre o assunto. Espero que lhes seja útil. Obviamente existem materiais semelhantes na web.

Origem: Conforme Wikipédia vem de sonetto (italiano), que significa pequena canção ou, literalmente, pequeno som.

O soneto teria sido criado no começo do século XIII, na Sicília, onde era cantado na corte de Frederico II Hohenstaufen da mesma forma que as tradicionais baladas provençais. A invenção do soneto é atribuída a Jacopo da Lentini - conhecido como Jacopo Notaro, poeta siciliano e imperial de Frederico II, que surgiu como uma espécie de canção ou de letra escrita para música, possuindo uma oitava e dois tercetos, com melodias diferentes.

O número de linhas e a disposição das rimas permaneceu variável até que o poeta toscano Guittone D'Arezzo,  tornou-se o primeiro a adotar e aderir definitivamente àquilo que seria reconhecido como a melhor forma de expressão de uma emoção isolada, pensamento ou idéia: o soneto. Durante o século XIII criou o soneto guitoniano, padronizado, cujo estilo foi empregado por Petrarca e Dante, com pequenas variações.

Graças a uma viagem que fez para a Itália entre 1521 e 1526, o poeta português Sá de Miranda regressou com uma nova estética poética para Portugal, introduzindo pela primeira vez o soneto, a canção, a sextina, as composições em tercetos e em oitavas, e os versos de dez sílabas, conhecidos como decassílabos. Luís Vaz de Camões adotou esta estética, compondo diversos sonetos com o amor como tema principal e imortalizando o soneto em língua portuguesa.

ESTRUTURA DE UM SONETO

Pode ser apresentando em três formas:

ð        Soneto italiano ou petrarquiano (vem de Francesco Petrarca – grande sonetista da literatura italiana medieval) - 02 estrofes de 04 versos (quartetos) e 02 de 03 versos (tercetos);
ð        Soneto inglês ou Schakespeariano – 03 estrofes de 04 versos (quartetos) e 01 de 02 versos (dístico);
ð        Soneto monostrófico – com uma estrofe com 14 versos.

Para além destas formas, pode haver o acréscimo (geralmente de três versos) feito aos 14 versos de um soneto. Este processo é chamado de estrambote e o poema passa a chamar-se soneto estrambótico, que, do italiano (strambotto), significa extravagante/irregular. Uma vez que o soneto é caracterizado tradicionalmente por dois quartetos e dois tercetos, o acréscimo de um ou mais versos no final do poema (de acordo com a conveniência do escritor), faz da obra um soneto irregular — estrambótico.

Principais sonetistas da língua portuguesa:
MÉTRICA

Metro é a medida do verso. O estudo do metro chama-se metrificação e escansão é a contagem dos sons dos versos. As sílabas métricas, ou poéticas, diferem das sílabas gramaticais em alguns aspectos. Lembraremos alguns preceitos a esse respeito: contam-se as sílabas ou sons até a tônica da última palavra de um verso.

Exemplo:

A-mo-te,ó-cruz,no-vér-ti-ce-fir-ma/da = 10 sílabas
De es-plên-di-das-i-gre/jas = 6 sílabas
Mi-nha-mu-lher-ex-pi-rou = 7 sílabas
E as-bre/ves = 2 sílabas
Vir-gem-das-do/res = 4 sílabas


TIPOS DE VERSO

A um número de sílabas métricas em determinado verso podem ser atribuídos nomes:
  • Dodecassílabo: 12 sílabas
Inspirado a pensar em teu perfil divino

Ins | pi | ra | do a | pen | sar | em | teu | per | fil | di | vi | (no)
1       2    3     4        5      6      7      8      9    10  11 12 
 
·    Alexandrino - Dodecassílabo com tônica na sexta e na décima segunda sílaba.
Não te esqueças daquele amor ardente

Não | tees | que | ças | da | que | lea | mor | ar | den | (te)
1          2       3       4      5      6      7      8       9    10
 
·        Heróico - Decassílabo com sílabas tônicas nas posições 6 e 10
·        Sáfico - Decassílabo com sílabas tônicas nas posições 4, 8 e 10
·        Martelo - Decassílabo Heróico com tônicas nas posições 3, 6 e 10
·        Gaita Galega ou Moinheira - Decassílabo com tônicas nas posições 4, 7 e 10
  • Eneassílabo: 9 sílabas
Nossos pais conduziste à vitória

Nos | sos | pais | con | du | zis | te à | vi | tó | (ria)
   1      2       3       4      5      6      7     8   9
  • Redondilha maior ou heptassílabo: 7 sílabas
Senhora, partem tão tristes

Se | nho | ra, | par | tem | tão | tris | (tes)
 1       2     3      4       5      6      7
  • Redondilha menor: 5 sílabas
Tantos gritos roucos
Tan | tos | gri | tos | rou | (cos)
  1      2       3    4      5  
 
A lista geral de designações é a seguinte:

1.        Monossílabo : 1 sílaba
2.        Dissílabo : 2 sílabas
3.        Trissílabo : 3 sílabas
4.        Tetrassílabo: 4 sílabas
5.        Pentassílabo ou Redondilha Menor: 5 sílabas
6.        Hexassílabo ou Heróico Quebrado: 6 sílabas
7.        Heptassílabo ou Redondilha Maior: 7 sílabas
8.        Octossílabo: 8 sílabas
9.        Eneassílabo: 9 sílabas
10.      Decassílabo: 10 sílabas
11.      Hendecassílabo: 11 sílabas
12.      Dodecassílabo ou alexandrino: 12 sílabas poéticas.
13.      Bárbaro: 13 ou mais sílabas poéticas.

POSICIONAMENTO DE RIMAS



Além do número de sílabas, outra característica importante de um soneto é a ordem em que os versos rimam, ou posicionamento de rimas. Para os quartetos, existem três formas principais de posicionamento:

Rimas entrelaçadas ou opostas - abba (o primeiro verso rima com o quarto, o segundo rima com o terceiro):





"Vês?! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a ingratidão - esta pantera –
Foi tua companheira inseparável..." (Augusto dos Anjos)



"Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado,
Da vossa alta clemência me despido,
Porque quanto mais tenho delinqüido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado..." (Gregório de Matos)



Rimas alternadas - abab (o primeiro verso rima com o terceiro, o segundo rima com o quarto):



"Cheguei. Chegaste. Vinhas fatigada
E triste, e triste e fatigado eu vinha.
Tinhas a alma de sonhos povoada,
E a alma de sonhos povoada eu tinha..." (Olavo Bilac)





"Quando em teus braços, meu amor, te beijo,
se me torno, de súbito, tristonho,
é porque às vezes, com temor, prevejo
que esta alegria pode ser um sonho..." (Martins Fontes)


Rimas emparelhadas - aabb (o primeiro verso rima com o segundo, o terceiro rima com o quarto):


"No rio caudaloso que a solidão retalha,
na funda correnteza na límpida toalha,
deslizam mansamente as garças alvejantes;
nos trêmulos cipós de orvalho gotejantes..." (Fagundes Varela)


"Nada vai separar; existem laços.
Nem vai desenlaçar, nem nos espaços
Entre os passos que, juntos, damos sós,
Nem antes dos abraços, nem após..." (Bernardo Trancoso)




Os tercetos, por sua vez, são mais flexíveis com relação ao posicionamento das rimas. Fernando Pessoa, por exemplo, usou a estrutura cdc ede nos tercetos a seguir:


"Há saudades nas pernas e nos braços.
Há saudades no cérebro por fora.
Há grandes raivas feitas de cansaços.
Mas - esta é boa! - era do coração
que eu falava... e onde diabo estou eu agora
com almirante em vez de sensação?..."

Outros exemplos de posicionamento de rimas nos tercetos são cde cde, um dos mais famosos, cde edc e também cce dde.

Um abraço a todos!!

Um comentário:

  1. oi helio, gostei muito do teu blog, especialmente as indicações de cursosmuito legal!!! bj

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